quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Parceria entre MOTTILAA e New Era



O modelo ainda não chegou às lojas, mas nos trouxemos um preview de um novo cap que a New Era vai lançar em novembro. É o primeiro collab da New Era com um street artist brasileiro, e será lançado no dia 22 de novembro, na Homegrown, no Rio de Janeiro. Para entender como ele foi desenvolvido, conversamos com o responsável pela parceria, o artista gráfico Felipe Motta, a.k.a. MOTTILAA.

MOTTILAA e BATE BOLA, lenda do skateboard carioca, na Praça XV". Foto: Felipe Diniz

Como que você iniciou no graffiti?
Comecei a pintar na rua em 2000, se não em engano. A rapazeada do FleshBeck Crew estudava Design na mesma faculdade que eu e me chamaram pra começar.

Qual a história por trás do seu apelido Aka MOTTILAA?
Eu assinava só MOTTA no começo, mas sempre achei sem graça, já que todo mundo no graffiti tem um aka, um codinome. Daí um belo dia, no supermercado, eu vi aquela garrafa do rum Motilla e achei que seria engraçado uma mistura do meu sobrenome com a bebida, ainda com um 'quê' de Godzilla! Mais pra frente passei a assinar MOTTILAA com 2 As ao invés de 2 Ls. O som de 2Ls em espanhol faz a pronúncia soar diferente, daí meti os 2 As, que ainda dá um delay no final.

Quais as suas influências?
Sei que é cada vez mais lugar-comum dizer que a rua e o cotidiano me influenciam demais, mas por andar de skate desde os 10 anos de idade e estar sempre na rua, não tem como não ser influenciado por isso. Andar de skate e pintar na rua gera enredo pra muita história, pois você acaba tendo contato com um universo que muitas vezes passa batido e despercebido por nós. Além disso, é lógico que tenho mil influências... Poderia ficar citando um monte aqui, mas vou encurtar: meu pai, que sempre me estimulou a desenhar, a Mari, minha esposa que sempre me faz pensar diferente e sair das minhas 'zonas-de-conforto', Bruno Shulyba, Fernando Torelly, Bill Watterson (autor do Calvin), Jeremy Fish, Todd Francis, Billy Argel... A lista só cresce. Nosso estilo, é bater nossas influências num liquidificador e ver no que sai. E isso muda todo dia, toda hora.

Se você tivesse que escolher um obra sua como representante do seu trabalho, qual seria?
Essa é difícil... Mas pra ilustrar, acho que um trabalho que traduz bastante meu estilo e personalidade, e que curti muito fazer, foi a série de shapes "Sandwich Men Series", que fiz ano passado pra UPRISE, uma das lojas de skate mais respeitadas dos EUA. São quatro personagens inspirados em tipos que vemos nas ruas, usando placas de homem-sanduíche com tipografias manuais e coisas escritas erradas em frases esdrúxulas e non-sense. Meu jeito é esse, fazer o quê?


De onde que veio a inspiração para criar a estampa do boné?
A inspiração foi a kombi que eu uso no site Mottamobil, com meu portfolio. Comecei a usá-la na época da faculdade quando fiz meu cartão de visita, no qual eu me apresentava como "Designer Gráfico, Ilustrador e Motorista de Kombi", sem nunca nem ter tido uma! Até ano passado não existia muito um porquê pra Kombi. Era puramente pela piada e por gostar do carro, mas outro dia minha mãe me disse que quando eu nasci, ela foi de Kombi pra maternidade. Estava, então, mais que explicado!



Como que surgiu a parceria com a New Era? Esta é a primeira vez?
Foi uma grande surpresa e um prazer ter sido convidado para ser o primeiro artista no Brasil a fazer uma colaboração com a New Era! Foi a primeira vez sim e, parafraseando o comercial de sutiãs, "o primeiro New Era a gente nunca esquece".

E o processo criativo. Como que foi?
No começo de 2012, fiz minha primeira collab com a marca de tênis de skate ÖUS. Foi uma espécie de comemoração aos meus mais de 10 anos de trabalhos para o mercado de skate nacional e internacional. Achei que seria legal se esse New Era fosse um desdobramento dessa collab com a ÖUS. Então, a estampa do forro do tênis é a mesma que forra o boné, uma colagem de várias dessas artes. O meu slogan "Anota essa placa!" e a Kombi também estão presentes.



Qual é o seu estilo de cap favorito? NFL, MLB, times brasileiros, comics...E o modelo?
Para modelo, os de aba reta. Não tenho preferência de estampa, se for bonito tá valendo!

Quando que o seu cap vai estar nas lojas?
A gente lança na Homegrown (Rua Maria Quitéria, 68), aqui no Rio, dia 22 de Novembro! Quem puder chegar, não vai se arrepender. Estarei no local distribuindo beijos e abraços e contando piadas-quase-sempre-sem-graça!

E os planos para o futuro?
Em relação à New Era, já temos um outro projeto em andamento, mas posso sofrer árduas consequências caso mencione mais alguma informação nesse momento! Pode ser perigoso. Além desse, tenho outras ideias também. Se der corda, já viu...Pretendo continuar dando o sangue no Petit Pois Studio (no qual sou sócio da Mari Cersosimo, minha esposa) e ter mais tempo pra pintar. Por último, se conseguir conquistar esse Mundão-de-Meu-Deus, ficaria satisfeito!

Curtiu o cap? Então aparece lá na Homegrown na quinta-feira, dia 22, para conferir mais de perto.

4 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails